USG PÉLVICO TRANSVAGINAL

Para Que Serve

O ultrassom pélvico transvaginal serve para realizar uma avaliação dos órgãos internos femininos, como útero, ovários e trompas de Falópio, seja para detectar a presença de alguma doença, para acompanhar a gestação ou ainda controlar a ovulação de pacientes que estão fazendo tratamento de fertilidade.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.

Restrições de Idade

Cliente menor de 18 anos (17 anos 11 meses e 29 dias) é obrigatório a presença de um responsável legal para a realização do exame.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Não realizar exame em conjunto com exames de urina. Cliente com sonda e necessário fechar a sonda 1 hora antes do exame. 1. Clientes com incontinência urinária/ Clientes que fazem uso de fralda geriátrica: - Tanto a ingestão de água como a repleção vesical (quantidade de urina retida na bexiga), deverão respeitar os limites máximos aceitos pelo cliente. - Cliente deve comunicar ao médico que irá realizar o exame sobre a sua dificuldade em manter a repleção vesical adequada e também deve estar ciente de que a repleção inadequada pode limitar a análise. 2. Clientes renais crônicos (realizando hemodiálise) / Clientes com insuficiência cardíaca grave (com orientação médica para restrição de ingestão de agua): - Respeitar orientação do médico solicitante. - Cliente deve comunicar ao médico que irá realizar o exame sobre a sua condição clínica e tambem deve estar ciente de que a repleção inadequada pode limitar a análise.

Informações de Jejum

Para esse exame não é necessário jejum.

Preparo Geral

Crianças até 12 anos: Ingerir 4 copos com água 1 hora antes do exame. Acima de 12 anos e adultos: Ingerir 6 copos com água 1 hora antes do exame. Não esvaziar a bexiga após a ingestão da água.

Slider

Dúvidas Frequentes

A ultrassom obstétrico auxilia no acompanhamento do estado da gravidez e no desenvolvimento do bebê, além de visualizar o quadro geral da gestação. Trata-se de uma parte fundamental do pré-natal, sendo útil para:

  • Estabelecer a presença de um embrião/feto com vida;
  • Diagnosticar anomalias congênitas do feto;
  • Avaliar a posição do feto e da placenta;
  • Estimar o tempo de gestação;
  • Determinar se a gravidez é múltipla;
  • Determinar se a quantidade de líquido amniótico ao redor do bebê é adequada;
  • Verificar a abertura ou encurtamento do colo do útero;
  • Avaliar o bem-estar e o crescimento fetal.

Em uma ultrassonografia, uma sonda envia as ondas sonoras e recebe o eco das ondas. À medida que as ondas ricocheteiam em órgãos, fluidos e tecidos internos, essa sonda recebe qualquer mudança na intensidade ou direção do som. Em seguida, ela transforma isso em imagens que são transmitidas instantaneamente em um monitor.

Assim, um ultrassom obstétrico fornece imagens do útero e dos ovários, incluindo, se houver, um embrião ou feto. Durante o exame, dependendo do tempo de gestação, o movimento do embrião e as batidas do coração podem ser vistos.

O primeiro exame geralmente é realizado logo no início da gravidez, a partir da 5° semana, por via transvaginal.

Não há nenhum risco para a gestante e nem para o feto. O Ultrassom Obstétrico não utiliza radiação ionizante e não causa efeitos colaterais danosos. É um procedimento seguro e totalmente recomendável para as mulheres grávidas.