USG ABDOME TOTAL

Para Que Serve

Exame indicado para a avaliação morfológica de órgãos abdominais, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga, e também a avaliação dos órgãos localizados na região pélvica.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.

Restrições de Idade

Cliente menor de 18 anos (17 anos 11 meses e 29 dias) é obrigatório a presença de um responsável legal para a realização do exame.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Não realizar exame em conjunto com exames de urina. Cliente com sonda e necessário fechar a sonda 1 hora antes do exame. 1. Clientes com incontinência urinária/ Clientes que fazem uso de fralda geriátrica: - Tanto a ingestão de água como a repleção vesical (quantidade de urina retida na bexiga), deverão respeitar os limites máximos aceitos pelo cliente. -Cliente deve comunicar ao médico que irá realizar o exame sobre a sua dificuldade em manter a repleção vesical adequada e também deve estar ciente de que a repleção inadequada pode limitar a análise. 2. Clientes renais crônicos (realizando hemodiálise) / Clientes com insuficiência cardíaca grave (com orientação médica para restrição de ingestão de agua): - Respeitar orientação do médico solicitante. - Cliente deve comunicar ao médico que irá realizar o exame sobre a sua condição clínica e tambem deve estar ciente de que a repleção inadequada pode limitar a análise.

Informações de Jejum

Crianças: Recém-nascido a 5 meses - restringir última mamada. De 6 meses a 11 meses - jejum de 2 horas; De 1 a 3 anos e 11 meses - jejum de 3 horas; De 4 a 7 anos e 11 meses - jejum de 4 horas; De 8 a 11 anos e 11 meses - jejum de 6 horas; Maiores de 12 anos e adultos - jejum de 8 horas.
Tomar dimeticona (ou similares) 2 horas antes do exame nas seguintes posologias:
Dimeticona Gotas
• crianças e lactantes: 4 a 6 gotas;
• até 12 anos: 20 gotas;
• acima de 12 anos e adultos: 30 gotas.

Preparo Geral

De 6 meses a 11 meses: oferecer água (respeitando os limites da criança). Crianças de 1 a 3 anos e 11 meses: Ingerir de 100 a 200 ml de água 1 hora do exame. Crianças de 4 a 7 anos e 11 meses: Ingerir de 200 a 400 ml de água 1 hora antes do exame. Crianças de 8 a 11 anos e 11 meses: ingerir de 300 a 500 ml de água 1 hora antes do exame. Maiores de 12 anos e adulto: Ingerir 6 copos de água 1 hora antes do exame. Não esvaziar a bexiga após a ingestão da água.

Slider

Dúvidas Frequentes

O ultrassom do abdome auxilia no diagnóstico e acompanhamento de doenças que podem acometer os principais órgãos internos dessa região como o fígado e as vias biliares, pâncreas, baço, rins, bexiga, bem como grandes vasos como a aorta e retroperitônio.

Em uma ultrassonografia, uma sonda envia as ondas sonoras e recebe o eco das ondas. À medida que as ondas ricocheteiam em órgãos, fluidos e tecidos internos, essa sonda recebe qualquer mudança na intensidade ou direção do som. Em seguida, ela transforma isso em imagens que são transmitidas instantaneamente em um monitor.

A técnica ultrassonográfica não utiliza radiação ionizante e não causa efeitos colaterais danosos. É um procedimento seguro e totalmente recomendável para a rotina ginecológica.