USG MORFOLÓGICO

Para Que Serve

O ultrassom morfológico é um exame de imagem que permite visualizar o bebê dentro do útero, facilitando a identificação de algumas doenças ou malformações como Síndrome de Down ou cardiopatias congênitas, por exemplo.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.

Restrições de Idade

Cliente menor de 18 anos (17 anos 11 meses e 29 dias) é obrigatório a presença de um responsável legal para a realização do exame.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Este exame destina-se à gestação de um único feto (um bebê) ou quando a quantidade de fetos é desconhecida. Para gestações múltiplas (dois ou mais bebês) o agendamento deverá ser realizado através do nosso Canal de Atendimento no número (11) 99880-0098.

Informações de Jejum

Para esse exame não é necessário jejum.

Preparo Geral

Para esse exame não existe nenhuma orientação.

Slider

Dúvidas Frequentes

O ultrassom obstétrico morfológico é um método de rastreio da gravidez e no desenvolvimento do bebê, além de visualizar o quadro geral da gestação. Trata-se de uma parte fundamental do pré-natal para se identificar possíveis sinais que sugiram malformações cromossômicas ou gênicas fetais, bem como malformações cardiovasculares.

O ultrassom morfológico visualiza tecidos, órgãos, ossos e músculos do bebê, com possibilidade de identificar malformações nestas estruturas. É neste exame que é visualizado o sexo do bebê, se ele ou ela colaborar, com precisão de 70%. O exame pode ser realizado por via abdominal, entretanto algumas vezes pode ser complementado pela via transvaginal, que permite imagens de maior qualidade.

O primeiro ultrassom morfológico pode ser realizado no período entre 11 – 13 semanas de gestação que é chamado de morfológico de 1º trimestre de gestação. nesse exame é realizada a medida da translucência nucal, entre outras avaliações estruturais do feto.

O morfológico de 2º trimestre é realizado no período entre 18 – 23 semanas de gestação, com o objetivo de avaliar detalhadamente os aspectos da formação do bebê.