USG OBSTÉTRICO

Para Que Serve

A função dele é avaliar a presença de um ou mais fetos (gestação múltipla), a vitalidade fetal, a placenta, o líquido amniótico que protege o feto, o crescimento e desenvolvimento fetal. Com ele, é possível detectar alguns problemas e anomalias fetais, bem como determinar (estimar) a idade gestacional e a data provável do parto.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada e se possível a carteirinha do pré natal.

Restrições de Idade

Cliente menor de 18 anos (17 anos 11 meses e 29 dias) é obrigatório a presença de um responsável legal para a realização do exame.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Este exame destina-se ao diagnóstico e acompanhamento pré natal de qualquer gestação. Para gestações múltiplas (dois ou mais bebês) o agendamento deverá ser realizado através do nosso Canal de Atendimento no número (11) 99880-0098.

Informações de Jejum

Para esse exame não é necessário jejum. Aconselha-se alimentar-se com dieta leve antes de realizar o exame.

Slider

Dúvidas Frequentes

A ultrassom obstétrico auxilia no acompanhamento do estado da gravidez e no desenvolvimento do bebê, além de visualizar o quadro geral da gestação. Trata-se de uma parte fundamental do pré-natal, sendo útil para:

  • Estabelecer a presença de um embrião/feto com vida;
  • Diagnosticar anomalias congênitas do feto;
  • Avaliar a posição do feto e da placenta;
  • Estimar o tempo de gestação;
  • Determinar se a gravidez é múltipla;
  • Determinar se a quantidade de líquido amniótico ao redor do bebê é adequada;
  • Verificar a abertura ou encurtamento do colo do útero;
  • Avaliar o bem-estar e o crescimento fetal.

Em uma ultrassonografia, uma sonda envia as ondas sonoras e recebe o eco das ondas. À medida que as ondas ricocheteiam em órgãos, fluidos e tecidos internos, essa sonda recebe qualquer mudança na intensidade ou direção do som. Em seguida, ela transforma isso em imagens que são transmitidas instantaneamente em um monitor.

Assim, um ultrassom obstétrico fornece imagens do útero e dos ovários, incluindo, se houver, um embrião ou feto. Durante o exame, dependendo do tempo de gestação, o movimento do embrião e as batidas do coração podem ser vistos.

O primeiro exame geralmente é realizado logo no início da gravidez, a partir da 5° semana, por via transvaginal.

Não há nenhum risco para a gestante e nem para o feto. O Ultrassom Obstétrico não utiliza radiação ionizante e não causa efeitos colaterais danosos. É um procedimento seguro e totalmente recomendável para as mulheres grávidas.