USG PÉLVICO GINECOLÓGICO

Para Que Serve

O ultrassom pélvico ginecológico serve para observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região) confirmando anormalidade nos órgãos pélvicos ou identificando a presença de alterações.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.

Restrições de Idade

Cliente menor de 18 anos (17 anos 11 meses e 29 dias) é obrigatório a presença de um responsável legal para a realização do exame.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Não realizar exame em conjunto com exames de urina. Cliente com sonda e necessário fechar a sonda 1 hora antes do exame. 1. Clientes com incontinência urinária/ Clientes que fazem uso de fralda geriátrica: - Tanto a ingestão de água como a repleção vesical (quantidade de urina retida na bexiga), deverão respeitar os limites máximos aceitos pelo cliente. - Cliente deve comunicar ao médico que irá realizar o exame sobre a sua dificuldade em manter a repleção vesical adequada e também deve estar ciente de que a repleção inadequada pode limitar a análise. 2. Clientes renais crônicos (realizando hemodiálise) / Clientes com insuficiência cardíaca grave (com orientação médica para restrição de ingestão de agua): - Respeitar orientação do médico solicitante. - Cliente deve comunicar ao médico que irá realizar o exame sobre a sua condição clínica e tambem deve estar ciente de que a repleção inadequada pode limitar a análise.

Informações de Jejum

Para esse exame não é necessário jejum.

Preparo Geral

Crianças até 12 anos: Ingerir 4 copos com água 1 hora antes do exame. Acima de 12 anos e adultos: Ingerir 6 copos com água 1 hora antes do exame. Não esvaziar a bexiga após a ingestão da água.

Slider

Dúvidas Frequentes

O ultrassom pélvico ginecológico examina útero e ovários, bem como avalia possíveis massas pélvicas como tumores, cistos, miomas nesses órgãos. No caso desse exame, ao contrário do pélvico transvaginal, é necessário que a paciente esteja com a bexiga cheia, devendo fazer o preparo adequado antes da realização do exame.

Não. A ultrassonografia pélvica (conhecida como transabdominal) é um método onde a sonda ultrassonográfica é colocada exteriormente à região pélvica do abdome, sendo vantajosa para as pacientes com limitações para o exame via vaginal.

O exame não tem contraindicações, a mulher pode fazer o exame estando menstruada e não há preparação nem cuidados posteriores necessários.